Significado das flores

Significado das flores

Flores – O que significam?

Oferecer flores é desde sempre uma das formas mais bonitas de oferecer amor e carinho. Esta prática é tão usual por todo o mundo que as flores já têm inclusive significados, que associados à cor das flores, poderão divergir imenso. Isto é, existem flores que são apropriadas para pedir desculpa, outras para dizer que se ama, outras para desejar melhoras ou até feliz aniversário.

São tantos os significados, que poderíamos estar aqui a citá-los eternamente. Não acredita? Venha connosco viajar até ao mundo do significado das flores.

Rosas, a flor da paixão

Rosas são das flores mais oferecidas mundialmente. Representam aquilo que é feminino, representam força e ao mesmo tempo delicadeza. Isto porque apesar de coberta de espinhos, a rosa tem uma beleza divinal. O significado da rosa no entanto, pode variar de acordo com a cor.

As rosas podem ser encontradas em diversas cores e existem tantas variedades de rosa quanto de significados.

A rosa vermelha, por exemplo, significa paixão, amor, fervor. Já a rosa cor de rosa significa respeito, carinho. É uma boa opção para dizer “amo-te” e até para pedir perdão.

A rosa branca, significa pureza, carinho e admiração. É excelente para desejar melhoras! A rosa amarela por sua vez, tal como a laranja, significa alegria, abundância e boa disposição, o que é uma opção fantástica para desejar sucesso.

Gerberas, símbolo da amizade

Cesto De Gerberas 600x600

As gerberas, por exemplo, já têm um significado bem diferente, não tanto ligado ao amor mas sim mais à amizade e ao respeito. São comumente utilizadas para desejar as rápidas melhoras e feliz aniversário.

São a flor mais oferecida em dias dedicados à mulher, dado esse significado.

A gerbera pode também ser encontrada em diversas cores.

As gerberas cor de rosa revelam carinho, admiração, gerberas amarelas revelam amizade, vermelhas significam amor e cuidado. Mas se quer surpreender alguém, nada como um arranjo misto de gerberas. Significa alegria e coisas boas!

Orquídea, o universo da feminilidade

E quando se tratam de orquídeas? Essas já têm um significado bastante diferente. Fortemente ligadas à sensualidade e elegância, as orquídeas significam tudo aquilo que é sensível mas bonito e por isso é muito ligado ao feminino.

A orquídea é uma flor que quando não é bem cuidada e fica em um ambiente pouco adequado, facilmente morre. Por ser de clima tropical e crescer nos troncos das árvores altas das florestas tropicais, muita água fá-la apodrecer, pouca água fá-la secar. Muita luz solar irá fazê-la morrer e nenhuma luz também.

Bouquet De Orquideas

Cuidar de uma orquídea é uma responsabilidade tão grande porque exige cuidados tão específicos que oferecer uma a alguém revela grande amor e confiança.

Por só dar flores em determinada altura e na maioria do ano apenas serem visíveis as folhas e raízes, é necessário ser paciente e cuidar da planta ainda assim para que, na determinada altura esta nos possa presentear com flores maravilhosas de beleza invulgar. Poderíamos aprender tanto com estas flores não é?

Se quiser ver um amor florescer de uma forma bonita, deverá trata-lo como se trata uma orquídea. E a orquídea é sem dúvida uma excelente forma de tratar bem o seu amor também! Dado o significado das flores, quando se oferece uma orquídea rosa ou branca, estará a oferecer amor, carinho. Quando oferecer uma orquídea vermelha ou roxa, estará a oferecer poder, paixão, força.

Lisiantos e margaridas, pureza e inocência

Quando o objetivo é transparecer inocência e pureza, a opção mais acertada são as margaridas brancas ou os lisiantos. Estas revelam tanta pureza e inocência que são as mais adequadas para se oferecer a meninas.

Os lisiantos, que significam flor macia, são muito utilizadas em decoração paisagística e significam tudo aquilo que é delicado. Sãs encontrados frequentemente em tons claros e as pétalas são tão sensíveis que é necessário bastante cuidado para manusear esta flor.

A margarida por sua vez, significa aquilo que é espontâneo. Vemos frequentemente margaridas nascer no campo, de forma livre e humilde na primavera, são os famosos malmequeres de campo. Por nascerem espontaneamente no campo, são associadas aos significados de espontaneidade, pureza, ingenuidade, modesto, natural e verdadeiro. São significados que se adequam perfeitamente às crianças, não é mesmo?

Também a margarida pode ser encontrada em várias cores sendo a branca e a cor-de-rosa as mais comuns.

Ambas as opções são maravilhosas para desejar feliz aniversário.

Girassol, flor da alegria e da vida

Bouquet De Girassóis

Se o seu objetivo é oferecer alegria, boa disposição e resistência a melhor opção são os girassóis.

Esta flor, encontrada apenas na cor amarela é um símbolo de resistência. Por ser uma flor heliotrópica, é comum vermos girassóis de pétalas fechadas na ausência de luz e com todas as pétalas abertas quando o sol está no seu expoente máximo.

É considerada a planta do sol porque se adapta às circunstâncias e “gira”, seguindo e procurando a luz solar, daí o nome “girassol”.

Esta flor revela força, adaptabilidade, resistência. Se são sentimentos assim que pretende transparecer ao outro e até desejar muito sucesso e felicidades, então sem dúvida esta flor é uma ótima opção.

Tulipa, beleza em estado flor

Se por outro lado o que pretende transmitir é sensibilidade e beleza mas de uma forma muito simples, as tulipas são uma excelente opção. Para pedir desculpas são uma opção fantástica, pois esta flor parece ser muito sensível, mas adapta-se muito bem aos climas frios. Representa amor perfeito e renascimento, pois é a primeira flor a florir na primavera. Em suma, a tulipa representa aquilo que é bom, mas também o perdão.

As tulipas, tais como as outras flores, também pode ser encontradas na natureza em várias cores, sendo as mais comuns as cores vermelha, roxa, amarela, branca e laranja.

No que toca aos significados, a tulipa vermelha significa amor eterno, a roxa significa abundância e tranquilidade, a branca significa paz e perdão, a laranja significa vitalidade e a amarela significa prosperidade.

Não tão frequente, podem surgir tulipas negras. Estas, por não serem tão comuns, significam sofisticação e elegância e são sem dúvida um excelente presente!

Flor da Liberdade, Cravo

Ramo De Cravos 25 Abril Com Entrega

Amor não é amor se não tiver liberdade. E só há uma flor que a representa como ninguém! O cravo. Esta é sem dúvida uma opção excelente para transmitir a mensagem “eu amo-te e por te amar deixo que sejas livre!”.

O cravo pode ser encontrado nas cores cor de rosa, roxo, vermelho, amarelo, branco e é também muito comum ver cravos com várias cores na mesma pétala, como os cravos brancos e rosa ou brancos e roxos.

Apesar de simbolizar liberdade, o cravo também tem vários simbolismos de acordo com a cor.

Por exemplo, cravos brancos simbolizam amor, pureza, inocência. Os vermelhos simbolizam amor, paixão, admiração. Os cor de rosa simbolizam gratidão, carinho e importância, os roxos significam simplicidade e os amarelos significam alegria de viver.

Astromélia, amizade duradoura!

Quando se trata de celebrar a amizade, a flor mais adequada é a astromélia. Esta significa amizade duradoura. Diz-se por aí que cada pétala significa uma característica diferente da amizade verdadeira: compreensão, paciência, humor, empatia, compromisso e respeito. Mas sejamos realistas, cá para nós a astromélia adequa-se a qualquer relacionamento onde se goste verdadeiramente do outro pois o seu significado mais geral é de respeito e carinho.

No que toca às cores, a astromélia pode ser encontrada em várias cores, desde cor de rosa, branco, amarelo e vermelho. No interior da pétala, apresenta quase sempre umas manchinhas no interior da pétala que podem ser mais claras ou mais escuras de acordo com a cor exterior.

Simbolizam também delicadeza e são muito utilizadas para decoração de paisagem.

Se pretende desejar um aniversário feliz aos seus amigos, as astromélia é a opção acertada.

Bouquet De Astromelia

Flor do Poder, Coroa Imperial

Conjunto Com Coroa Imperial Beijinhos De Mae Astromelia E Orquidea

Quando o objetivo é transparecer poder e capacidade, nada melhor do que a coroa imperial.

Também disponível em várias cores, mas as mais comuns são as brancas, as amarelas e as vermelhas.

Com significados majestosos é uma excelente forma de dizer “força, tu és capaz!” àquela pessoa que está a passar por dificuldades na vida.

Amarilís, Graciosidade

Por outro lado, se pretende oferecer admiração, elegância e graciosidade, uma excelente opção é oferecer um bouquet das maravilhosas sul africanas flores amarílis. Estas também representam orgulho e apesar de muitas vezes confundidas com os lírios, são flores de espécies totalmente diferentes.

Bouquet De Amarilis

Lírio, inteligência e proteção

Bouquet Lirios 600x600

Os lírios por sua vez representam pureza, nobreza, inteligência, inocência, paz, ternura, respeito e proteção. Se pretende proteger alguém de energias negativas, o lírio é para si. Uma excelente forma de dizer “estou aqui” a alguém.

No entanto, o significado do lírio também pode mudar consoante a cor.

Os brancos significam pureza e paz, inocência.

Os amarelos, celebram a amizade. Os azuis significam confiança, o cor de rosa, tal como o vermelho significa sensualidade, amor e desejo. O roxo e o lilás é comumente associado à maternidade e sentimentos positivos e o laranja significa admiração.

Antúrio, a flor dos noivos!

Não dá para olhar para o antúrio sem se lembrar automaticamente de uma palavra: luxo! Esta flor significa confiança, fortuna, luxo, autoridade, mas também hospitalidade e iluminação.

Por também representar luxuria são muitas vezes utilizados em casamentos para que possa atrair para os noivos uma vida sexual satisfatória e intensa. Por isso, é uma excelente opção para oferecer a recém-casados ou até em despedidas de solteiros. 

Bouquet De Anturios

Se por outro lado, pretender oferecer positividade e alegria, poderá optar pela planta do feng shui, o crisântemo.

Flores para momentos menos bons

Nem só de momentos bons é feita a vida e se o objetivo é homenagear alguém que já não está entre nós, também poderá ver aqui as nossas flores para funeral. A cor mais utilizada é o branco que transmite paz e respeito pela pessoa que pretendemos homenagear.

Mas também podemos homenagear a pessoa que mais amávamos com as suas flores e cores preferidas.

As coroas ou arranjos coloridos são também uma excelente opção.

Como poderá ver, os significados das flores e cores são tantos que poderíamos redigir uma tese 😊 Atualmente dispomos de uma vasta gama de flores naturais que vão desde as menos comuns, como a maravilhosa amarílis, às mais comuns como as rosas ou gerberas.

Esperamos no entanto que este artigo o ajude a escolher a opção mais adequada para si! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ChefPanda noutras línguas

(English: Flower Delivery in Lisbon – our expertise)

Meios de pagamento

Siga-nos

Facebook Icone Icon          Instagram Icone Icon 1        Contacte-nos via WhatsApp

Entrega de flores: principais cidades por distrito
Lisboa Porto Setúbal Outros
Lisboa Porto Almada Faro
Sintra Vila Nova de Gaia Seixal Braga
Cascais Matosinhos Setúbal Coimbra
Amadora Gondomar Barreiro Leiria

 

© ChefPanda 2023

Custo de entrega
Taxa de entrega a partir de 2,90€. Para encomendas acima de 55€, a entrega é grátis utilizando o cupão PM_ENTREGA-GRATIS. A taxa de entrega varia consoante a morada de entrega, o peso e volume da encomenda, o tempo de antecedência da encomenda e a procura para determinada data de entrega.

Recolha de encomenda/pickup point
É possível recolher a sua encomenda em Telheiras, Lisboa. Para tal, escolha a opção de recolha na última página (checkout). Saiba mais aqui.

Campanhas da semana

Oferta de mini pastéis de nata para encomendas acima de 30€ e, pelo menos, dois produtos no carrinho.

Oferta de um molotof para encomendas acima de 80€ e, pelo menos, quatro produtos no carrinho.

Número de telefone

21 049 6943 (chamada para a rede fixa nacional)