Cores de Rosas
As rosas são das flores de corte mais comercializadas e difundidas pelo mundo inteiro. Por esse motivo, existem diversas cores de rosa disponíveis no comércio. Algumas existem realmente na natureza e outras passam por processos de tingimento de forma a adquirir a cor pretendida.
Primeiramente há que referir que os significados e simbolismos das rosas também podem variar de acordo com a cor e portanto, se pretende oferecer um arranjo cheio de simbolismos, poderá perfeitamente oferecer um arranjo cujas cores simbolizem o que pretende transmitir.
Significados associados às cores das rosas
Vermelho
Em primeiro lugar, não poderia deixar de estar a cor vermelha. Esta simboliza amor, paixão, romantismo e carinho. Desse modo, se pretende oferecer algo que simbolize as suas intensões românticas, o vermelho é a ideal.
Cereja
Tanto quanto a cor vermelha, a cor cereja é uma das mais apreciadas pelo mundo e significa agradecimento e é uma excelente opção para oferecer a qualquer pessoa pela qual estamos gratos.
Branco
Do mesmo modo que a cor vermelha é popular, também o branco é uma das cores mais comuns. Representa a paz, a pureza, a inocência. Portanto, se pretende oferecer a alguém algo relacionado com a paz/tranquilidade esta é a cor pela qual deverá optar.
Amarelo
Similarmente às cores anteriores no que concerne à popularidade, o amarelo que simboliza alegria, a amizade a força de viver e a gratidão é uma excelente escolha se pretende presentear um amigo.
Amarelo-Pálido
Em contrapartida o amarelo-pálido simboliza amor platónica e carinho.
Creme
Por sua vez a cor creme representa admiração e respeito.
Cor-de-rosa
Primeiramente há que referir que o significado da cor rosa depende da tonalidade: as rosas cor-de-rosa podem representar carinho, apreço, gratidão e admiração.
Rosa Choque
Da mesma forma que o cor-de-rosa geral simboliza gratidão e apreço, o tom for Rosa-Choque, além desses significados, simboliza também reconhecimento.
Laranja
A cor laranja das rosas está associada à energia e entusiasmo. Poderá também simbolizar desejo.
Coral
A cor coral é um dos exemplos do significado pela agregação de cores. Coral é a mistura de cor-de-rosa com cor de laranja e por isso simboliza desejo e entusiasmo.
Salmão
Por outro lado o salmão representa entusiasmo, gratidão e apreço.
Roxo
O roxo significa admiração e respeito, mas também está fortemente ligado ao encantamento e ao amor à primeira vista. Deste modo, se conheceu alguém na qual não para de pensar e a pretende presentear, as rosas roxas são as melhores.
Lavanda
De maneira idêntica ao roxo, a cor lavanda simboliza amor à primeira vista, admiração e encantamento.
Azul
As rosas azuis são um dos exemplos de rosas que têm que ser tingidas artificialmente porque na natureza essa cor não existe. No entanto, também têm um enorme simbolismo: significam mistério e alcance do impossível.
Azul-Pálido
Esta cor-de-rosa em tom azulado tão claro representa tranquilidade e harmonia. Por isso, se pretende transmitir estes sentimentos, a melhor opção é esta cor.
Preto
Ao contrário de todos os significados anteriores, o preto das rosas representa sentimentos tristes como o luto, tristeza e despedida.
Verde
As rosas verdes podem simbolizar várias coisas como esperança, fertilidade ou renovação. Em contrapartida poderá também simbolizar inveja.
Bicolor
Rosas com mais do que uma cor (é comum o vermelho e o branco, por exemplo) têm o significado combinado das cores em questão.
Prateado
Apesar de não ser uma cor comum, a cor prateada significa mistério e fascínio.
Dourado
Por sua vez o dourado significa conquista e realização.
Rosa Arco-íris
Apesar de as rosas arco-íris não existirem na natureza (são tingidas de várias cores de forma a criar o efeito colorido do arco-íris) estas são usadas para expressar alegria e celebração.
Tipos de Rosas
Antes de tudo, há que referir que dentro do mundo das rosas, existem variados tipos diferentes que têm as suas próprias características e que variam na cor, nos tamanhos, nos formatos das pétalas e até na fragrância. Aqui deixamos alguns dos tipos de rosas mais comuns:
Rosa de Arbusto
Em primeiro lugar estão as rosas mais comuns e as que, na maioria das vezes recebe nos seus bouquets ou arranjos de flores. São encontradas em jardins, paisagens e muito difundidas no paisagismo. Estas rosas variam imenso na cor e tamanho e são conhecidas pela sua forma clássica da rosa a que estamos habituados.
Rosas Miniatura
São rosas pequenas que são ótimas para vasos e jardins pequeninos. Têm a aparência clássica das rosas maiores mas produzem flores em tamanho pequeno.
Rosa Floribunda
Este tipo de rosas produz flores em cacho e são conhecidas pelas cores fortes e a abundância de flores.
Rosa Grandiflora
Este tipo de rosa é hibrido entre as rosas de arbusto e a rosa Floribunda o que gera flores maiores mas em cacho.
Rosa Trepadeira
Estas são ideais para arcadas e jardins suspensos uma vez que, como o nome indica, são trepadeiras. Por terem caules longos e flexíveis sobrem e cobrem estruturas que lhes sejam colocadas.
Rosa Antiga (Variedade Gallica e Variedade Damascena)
Estas duas variedades de rosas são das mais cultivadas e as que são cultivadas há mais tempo. Desde sempre que foram muito apreciadas pela aparência bonita, clássica e a fragrância intensa.
Rosa Knock Out
Principalmente por serem resistentes e fáceis de cuidar são muito frequentes em jardins pela sua incrível resistência a doenças e pragas. Este tipo de rosas pode ser encontrado em várias cores.
Rosa Inglesa
A rosa inglesa é um híbrido concebido pelo criador de rosas David Austin entre a rosa antiga e a rosa moderna, o que gera rosas mais resistentes porém com o aroma e beleza das variedades antigas.
Rosa Rugosa
Sobretudo conhecidas pelas folhas ásperas e resistentes, estas rosas são apreciadas pelas bagas ornamentais que contêm, flores simples e resistência ao frio.
Rosa Híbrida de Chá
Devido à sua aparência sofisticada, são frequentemente utilizadas em arranjos florais pois têm flores grandes e elegantes.
Rosa Banksia
Principalmente conhecida pelas flores pequenas e perfumadas, esta é mais uma variedade de rosa trepadeira. Ideal para cobrir arcadas e formar cascatas de flores.
Rosa Alba
As Rosas Alba são muito conhecidas pelas suas flores brancas e fragrância suave. Por esse motivo, são frequentemente encontradas em jardins, principalmente jardins zen.
Rosa Bourbon
Sobretudo conhecidas pelas suas flores de tamanho médio que florescem mais do que uma vez por ano, este tipo de rosas é muito apreciado no paisagismo.
Rosa Flor de Lis
São conhecidas pelas flores que se assemelham a lírios, porém são rosas. Têm pétalas afiadas e um visual muito distinto.
Rosa Silvestre
Crescem naturalmente em diversas regiões do mundo e variam em tamanho e aparência de acordo com a espécie e o local onde crescem. São conhecidas como rosas nativas por crescerem naturalmente.
Quando podar rosas?
Em primeiro lugar há que referir que podar roseiras é uma parte importantíssima dos cuidados a ter com as suas rosas porque promove o crescimento saudável e ajuda no controlo do tamanho da planta.
A época de poda varia de acordo com o clima e o tipo de rosa, mas geralmente são podadas no final do inverno ou início de primavera. Deixamos aqui algumas dicas para que faça uma boa poda das suas roseiras:
- A melhor altura para podar as rosas é no final do Inverno e inicio da Primavera, antes que surjam os primeiros botões;
- Em seguida remova os ramos mortos, danificados ou doentes. Desta forma irá evitar que a doença se espalhe pela restante planta;
- Corte na diagonal e use ferramentas afiadas. Corte cerca de 1/4 de polegada acima do botão o que promoverá o crescimento saudável dos novos botões;
- Remova ramos entrelaçados porque estes podem criar zonas de sombra que dão origem ao desenvolvimento de fungos e doenças;
- Depois de remover os ramos secos aplique selante (opcional) para proteger os cortes contra doenças e insetos. Uma alternativa mais barata é aplicar canela em pó nos cortes. A canela é antifúngica e ajudará a planta a cicatrizar;
- A intensidade da poda pode variar dependendo do tipo de rosa. Arbustos podem ser podados mais intensivamente enquanto as trepadeiras serão podadas de forma mais leve.
Feliz aniversário com rosas
Os ramos de rosas são uma maneira muito especial e usual de desejar a alguém um feliz aniversário, expressando amor, carinho, gratidão e afeto. Por isso, são uma das melhores formas de parabenizar alguém, mas como o fazer? Aqui ficam as nossas dicas:
Bouquet de rosas
Esta é uma forma clássica e elegante de parabenizar alguém. Deve escolher as rosas em cores que o destinatário aprecie e anexar um cartão de parabéns personalizado, o que irá tornar o gesto ainda com mais significado.
Rosa Individual
Uma única rosa com uma cor que tenha significado pode trazer felicidade e ajudar alguém especial a celebrar o aniversário.
Arranjo floral
Além de rosas, poderá incluir no seu arranjo outro tipo de flores que tenham vários significados e simbolismos. Com certeza tornará o dia do aniversariante muito mais especial. Adicione um cartãozinho personalizado e com certeza tornará o dia da pessoa muito mais especial.
Rosa Preservada:
Rosas preservadas são rosas que passaram por um processo de preservação para durarem muito tempo. É uma forma bonita de presentear alguém e com certeza uma forma de contornar a questão das flores que se deterioram e morrem.
Decoração de festa:
Pode decorar a festa com rosas, sejam elas em vasos, centros de mesa, jardins suspensos, etc.,
Rosas virtuais:
Se não consegue estar com a pessoa pessoalmente ou ainda não conhecia o ChefPanda, as rosas virtuais podem ser uma opção. Poderá enviar uma imagem virtual de rosas com uma mensagem bonita por sms, e-mail ou pelas redes sociais.
Surpresa com rosas:
É aqui que entra o ChefPanda! Pode fazer uma surpresa à pessoa entregando rosas pessoalmente ou na casa/local de trabalho da pessoa que faz aniversário. Com certeza fará do dia dessa pessoa um dia mais feliz.
Bouquets de rosas
Um bouquet é um arranjo elaborado com várias hastes de flores, neste caso as rosas, que são cuidadosamente dispostos e amarrados juntos. Habitualmente é utilizado em ocasiões especiais como aniversários, casamentos, entre outras celebrações.
Se pretende presentear alguém com um maravilhoso bouquet, há algumas questões que terá que ter em consideração:
Variedade das rosas:
Os bouquets de rosas podem ser compostos por vários tipos de flores que variam de acordo com o gosto pessoal e o tema da ocasião a celebrar. As cores, como já vimos, poderão ter vários simbolismos.
Complementos:
Além das próprias rosas, os bouquets também costumam ser elaborados com folhagem verde como o eucalipto, que são utilizados para dar volume e equilíbrio ao arranjo e atados com uma fita, um laço ou outros acessórios para dar um toque a mais de elegância.
Tamanho e Estilo:
Os bouquets podem variar em tamanho, desde pequenos e delicados até grandes e extravagantes. O estilo do bouquet pode variar de acordo com a preferência pessoal e o tema da ocasião. Alguns estilos populares incluem bouquets redondos, em cascata, assimétricos e de mão amarrada.
Cuidados:
Para manter um bouquet fresco durante mais tempo é necessário ter alguns cuidados. Deverá cortar as hastes em um ângulo específico e manter o bouquet num local fresco sem luz solar direta. Poderá ver mais aqui.
Significado:
O bouquet de rosas é um objeto comum em casamentos que simboliza o compromisso e o amor. É também uma escolha acertada para presentear alguém em aniversários, dia dos namorados ou outra ocasião.
Personalização:
Pode personalizar o bouquet escolhendo as cores e os tipos de flores que poderão variar de acordo com o significado que as mesmas têm para si.
Todas as cores disponíveis no próprio dia na nossa Loja Online
Existem imensas cores disponíveis no mercado e os criadores de rosas continuam a desenvolver variedades diferentes a toda a hora.
No ChefPanda dispomos apenas da variedade de rosas comuns, mas poderá optar por diversas cores que dispomos para entrega no próprio dia!
- Vermelhas: Usada para expressar a paixão e o amor romântico;
- Brancas: Representa pureza, inocência. Frequentemente utilizadas em casamentos e cerimônias religiosas;
- Amarelas: Simbolizam a alegria, a amizade e a gratidão;
- Cor-de-rosa: A rosa do carinho, do apreço, da gratidão e da admiração;
- Laranjas: Representam a energia, o entusiasmo e o desejo;
- Salmão: As rosas salmão simbolizam desejo e entusiasmo.
Ramo de Rosas
Poderá adquirir um dos nossos arranjos pré-definidos ou criar um de raiz, ao seu gosto. Pode selecionar as cores que desejar e até fazer um mix de várias cores e simbolismos.
Em suma, os pontos chave a rever quando se pretende oferecer um arranjo de flores são:
- Variedade: a variedade de flor, de acordo com o simbolismo ou a preferência de quem será surpreendido é um aspeto importante que deve ter em consideração;
- Número: o número de flores também tem significado. Seja para simbolizar uma idade, uma data, ou, por exemplo, uma única rosa vermelha simboliza amor romântico, enquanto uma dúzia de rosas vermelhas representa amor profundo e eterno;
- Folhagem e Acessórios: escolha sabiamente a folhagem e os acessórios pois são estes que darão o toque final ao seu arranjo;
- Fragrância: algumas rosas têm uma fragrância muito característica e esse pode ser um tópico importante a ter em consideração.
Rosas que duram 5 anos
As rosas, tal como todas as outras flores são flores perecíveis e não duram tanto tempo
(exceto as rosas conservadas com glicerina ou silicone). No entanto, para as manter frescas mais tempo pode ter os seguintes cuidados (estas dicas são válidas para flores frescas ou preservadas):
- Evite a Luz Solar Direta: a luz solar faz as pétalas desbotarem e desidratarem mais rapidamente;
- Evite a humidade: esta flor (principalmente as preservadas) são muito sensíveis à humidade pois podem desenvolver fungos e apodrecer mais rapidamente;
- Limpeza suave: se a flor desenvolver pó, pode limpá-la com cuidado com um pano seco;
- Manuseio cuidadoso: evite tocar nas pétalas pois podem fazer com que as mesmas se estraguem mais depressa;
- Mantenha em Ambiente Fechado (apenas para rosas preservadas): estas devem ser mantidas em locais fechados para evitar que a temperatura, a luz solar entre outros fatores as façam perecer mais rapidamente.
Apesar das rosas preservadas não terem o mesmo aroma que as rosas frescas, a verdade é que estas são uma excelente ideia para quem pretende um presente duradouro que, se bem cuidado, poderá durar mais de 5 anos.
Deixe um comentário