Pinturas de Halloween

9 Pinturas de Halloween simples

Como verificámos em artigos anteriores as Pinturas de Halloween são a tradição mais antiga deste feriado.

Esta surgiu com a crença celta de que na transição do tempo quente para o quente frio o “véu” que separa os vivos dos mortos estaria na sua espessura mínima e portanto, seria possível contactar entre eles. Como seria possível contactar também com entidades menos boas, os celtas disfarçavam-se e faziam pinturas faciais para se manter longe do perigo.

As crianças eram também incluídas neste ritual e assim a tradição foi passando de geração em geração até chegar aos dias de hoje.

Hoje em dia, a maior parte nem sabe na verdade o que originou tal tradição, porém, apesar do motivo pelo qual o fazem ser muito menos macabro, a verdade é que o Halloween continua a movimentar pessoas de uma forma megalómana.

Disfarces De Halloween

Todos os finais de Outubro, as lojas enchem-se de decorações terroríficas e a indústria do entretenimento vira os holofotes para o tema, movimentando milhares de pessoas fãs deste feriado. Começam a aparecer nas ruas centenas de pessoas com pinturas de Halloween assustadoras e não é por acaso que, seguindo-se do Natal, o Halloween é o feriado mais popular.

No mundo infantil, este feriado também é bem popular, afinal de contas nesta altura do ano é permitido aos mais novos mascarar-se de qualquer coisa e fazer ou algumas travessuras em troca de doces. E haverá coisa das quais as crianças gostem mais do que de docinhos?

Há sim! Pinturas faciais! Criança que é criança adora uma pintura e um disfarce. Adora aquilo que é diferente, aquilo que lhe permite ser algo que não é no dia a dia. Mesmo que não possa adquirir um disfarce, o facto da criança poder ter acesso a uma pintura facial já fará toda a diferença no Halloween desse pequeno.

Se ainda não pensou de que é que poderá mascarar/pintar o seu pequenino este ano, deixamos aqui algumas ideias.

Docura Ou Travessura

Pinturas de Halloween

  • Zombie terrorífico: o zombie é aquela personagem típica do folclore de Halloween caracterizado por um ser vivo que morreu e já em decomposição tornou à vida. No entanto, regressa à vida desprovido de qualquer tipo de inteligência, contando apenas com o instinto mais primitivo de todos: o da caça!

Fazer uma pintura fácil de zombie é fácil: cobre-se a cara da criança de tinta (apta para pinturas faciais) branca e esfuma-se com um tom esverdeado de forma a poder fazer o efeito de pele em decomposição. Por fim, as zonas mais côncavas podem ser esfumadas com um tom mais escuro que revele profundidade e poderá também desenhar algumas marcas de cortes e rasgos na pele. Se vestir uma roupa rasgada e suja, será o zombie perfeito!

  • Palhaços: quando era miúda lembro-me de ter terror puro aos palhaços. E que a verdade seja dita, ainda hoje os acho assustadores. Palhaços dividem muito as pessoas: podem ser assustadores e simpáticos ao mesmo tempo e não é difícil de imitar.

Pele pintada de branco com cores muito vivas ao redor dos olhos, boca e nariz. Poderá pintar-se de um palhaço comum ou até inspirar-se em algum da indústria do entretenimento como o Joker ou o Pennywise, do filme IT. A parte boa do disfarce de palhaço é que não tem regras fixas: atire tinta para a cara e já está!

Crianca Palhaco
  • Esqueleto ou Caveira: Desde os tempos do Samhain que este disfarce se tornou popular e nunca mais saiu de moda. É desafiador, mas possível. Cubra-se de tinta preta e desenhe os ossos com tinta branca.

O objetivo é criar o efeito de ausência de substância com tinta preta e foco no que realmente importa, o desenho a branco dos ossos. Se por outro lado prefere uma caveira ao estilo mexicano, bastar dar asas à imaginação e inspirar-se nas nossas ideias.

Esqueleto Crianca
  • Múmias: A múmia tem o mesmo conceito do zombie mas com uma parte real na história, uma vez que realmente existem múmias. No antigo Egipto acreditava-se que a passagem para a outra vida só aconteceria se o corpo fosse preservado pois era imperativo que o espírito pudesse reconhecer o seu próprio corpo. Por isso, era comum mumificar os cadáveres dos faraós e daqueles que tinham posses para pagar o procedimento.

Eram retirados os órgãos (à exceção do coração pois acreditavam que seria o centro do humano e da sua inteligência, que seria também utilizado como meio de julgamento das ações do indivíduo) e após isto, o cadáver era preenchido com serradura e ervas aromáticas, envolto em ligaduras de linho fixadas no corpo por resina. Após isso eram colocados no sarcófago. Claro que a indústria do entretenimento trouxe vida às múmias e estas tornaram-se um disfarce muito comum no Halloween.

Para isso basta enrolar-se em ligaduras e adicionar detalhes assustadores nos olhos, como contornos escuros que imitem profundidade. Poderá ainda colocar manchas de sangue e sujidade nas ligaduras para um toque ainda mais realista.

Criancas Disfarcadas De Mumia
  • Fantasmas, espíritos e espectros: Já lá se vai o tempo em que para imitar um fantasma bastava fazer dois buracos num lençol e partir em busca de humanos para assustar! 😀

Quer dizer, ainda o pode fazer, claro. No Halloween tudo é válido e a regra passa mesmo pela ausência de regras. No entanto, hoje em dia o que está na moda são os fantasmas com aspeto mais “humanizado”. Ou seja, roupa totalmente branca e pele muito pálida, quase branca, olheiras profundas, cabelo despenteado, olhos escuros ou totalmente brancos para simular ausência de emoção/espírito. Cumpra estes requisitos e seja o fantasma perfeito!

Disfarce De Fantasma Infantil 2
  • Vampiro: personagem mais comum do Halloween, o vampiro era um ser humano que após uma mutação derivada pela mordida de outro vampiro de transformou numa criatura noturna que se alimentava em exclusivo de sangue humano. Com aversão ao alho e uma pele absurdamente fotossensível, o vampiro dorme de dia para poder caçar à noite.

O vampiro é um ser quase imortal e apenas pode ser morto se lhe for espetada uma estaca de prata no coração. O vampiro mais conhecido é o conde Drácula da Transilvânia, porém, a indústria de entretenimento já criou imensas versões de vampiros que acabaram por ganhar tanta ou mais popularidade que este.

Para se maquilhar de vampiro é fácil: basta cobrir a cara de um tom nude muito pálido, pintar os lábios de vermelho e utilizar uma dentadura com dentes caninos bem afiados.  Se vestira a sua criança com uma capa de gola bem grande e pontiaguda, estará pronto para a festa!

Vampiro

Boneco Amaldiçoado: é comum ver nos filmes de terror bonecos amaldiçoados que ganham vida em determinado ponto do filme aterrorizando toda a gente e matando os protagonistas. Podem ser bonecos típicos de criança ou até espantalhos.

Personagens como Annabelle ou Chucky ganharam popularidade e tornaram-se muito comuns no dia 31 de Outubro. A maquilhagem pode variar e é simples: se o intuito for mascarar a criança de boneco poderá pintar a cara do pequeno de um tom nude bem claro que imite a porcelana e poderá fazer marcas de rachaduras de vidro. Se pretende mascarar a criança de espantalho poderá pintar a cara da criança de um tom amarelado e pouco uniforme, desenhando costuras ao longo do rosto que imitem as costuras típicas dos espantalhos. Vista a criança com roupas rasgadas e alguns acessórios de palha e está pronto para a doçura ou travessura.

Boneco

Bruxas malvadas: Claro que o nome deste tópico é totalmente estereotipado uma vez que existem todo o tipo de bruxas. O primeiro passo para a pintura facial perfeita passa por decidir que tipo de bruxa a sua criança vai ser. Uma bruxa da floresta? Uma bruxa branca? Uma bruxa malvada? Existem milhares de inspirações na indústria do entretenimento e por isso só precisa de escolher a sua! A mais comum é a típica bruxa dos contos de fadas: uma senhora de mais idade, com nariz comprido, curvado e com verrugas. A nível do guarda-roupa, os tons escuros como o preto predominam e a maioria utiliza o típico chapéu pontiagudo. 

Bruxas

Criaturas Místicas: Criaturas místicas poderão ir desde as sereias, às fadas, duendes, elfos, lobisomens e até demónios ou diabos. Tudo é válido e a pintura facial dependerá da escolha que fizer. Por exemplo, se quiser fantasiar-se de demónio poderá pintar a cara de preto, se quiser fantasiar-se de diabo poderá pintar-se de vermelho, se por outro lado for um duende poderá pintar-se de verde. Inspire-se e dê asas à imaginação.

Com maquilhagem ou pintura facial poderá criar efeitos especiais para pinturas de halloween que torarão o disfarce muito mais realista. Poderá criar efeitos de cicatrizes, ferimentos ou marcas de sangue com tintas vermelhas, castanhas e pretas, criando relevo e profundidade.

Poderá também criar texturas assustadoras com técnicas de pintura (como o efeito sombra/luz ou até degradês) ou poderá mesmo aplicar máscaras e próteses testadas dermatologicamente para adicionar à sua pintura facial acessórios como chifres, por exemplo.

Caveira Crianca

Halloween Pinturas de Cara

Independentemente da maquilhagem que escolher, é essencial considerar a segurança:

  1. Utilize apenas produtos adequados para pintura facial de criança e faça sempre um teste de alergia prévio numa pequena zona escondida do corpo, poderá ser o pulso, por exemplo de forma a garantir que não terá reações adversas na pele;
  2. Mantenha todos os utensílios que utilizar como esponjas, pincéis, etc., bem higienizados;
  3. Após a festa, remova adequadamente a maquilhagem para evitar o entupimento dos poros e alergias e irritações na pele;

Por fim, divirta-se! Afinal, o Halloween é uma celebração única no ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ChefPanda noutras línguas

(English: Flower Delivery in Lisbon – our expertise)

Meios de pagamento

Siga-nos

Facebook Icone Icon          Instagram Icone Icon 1        Contacte-nos via WhatsApp

Entrega de flores: principais cidades por distrito
Lisboa Porto Setúbal Outros
Lisboa Porto Almada Faro
Sintra Vila Nova de Gaia Seixal Braga
Cascais Matosinhos Setúbal Coimbra
Amadora Gondomar Barreiro Leiria

 

© ChefPanda 2023

Custo de entrega
A taxa de entrega é de 2,90€. Para encomendas acima de 55€, a entrega é grátis.

Recolha de encomenda/pickup point
É possível recolher a sua encomenda em Telheiras, Lisboa. Para tal, escolha a opção de recolha na última página (checkout). Saiba mais aqui.

Campanhas da semana

Oferta de mini pastéis de nata para encomendas acima de 30€ e, pelo menos, dois produtos no carrinho.

Oferta de garrafa de vinho para encomendas acima de 80€ e, pelo menos, quatro produtos no carrinho.

Número de telefone

21 049 6943 (chamada para a rede fixa nacional)