Curiosidades sobre Bolos de Aniversário

A crise mundial do COVID-19 obrigou o mundo inteiro a ficar em casa. Fez-nos parar e obrigou-nos a repensar todo o nosso dia-a-dia e a nossa rotina.

A verdade é que, mesmo em tempo de pandemia, as pessoas não deixam de celebrar o seu aniversário que é, possivelmente, o dia do ano ao qual as pessoas dão mais importância. E qual é o símbolo principal de um aniversário? O bolo claro! Impedidos de sair de casa durante a pandemia, a compra online de bolos de aniversário cresceu cerca de 405%! Esta foi uma das principais conclusões do estudo sobre bolos de aniversário feito pelo ChefPanda:

Estudo E Curiosidade Bolos De Aniversário

Leia abaixo os factos detalhados exaustivamente que estão presentes na infografia acima.

Qual é o tamanho mais procurado?

Tudo é importante num bolo, no entanto, a parte mais importante de todas (e quem nunca pecou de gula que atire a primeira pedra! 😂 ) é o tamanho do bolo. Principalmente porque o ideal é que sobre bolo para o pequeno almoço do dia seguinte e não que falte a meio da festa. Sobre este tópico descobrimos que os portugueses encomendam em média 1,31kg de bolo de aniversário!

Devido à dificuldade em identificar o tamanho ideal para uma festa porque cada caso é um caso, o ChefPanda criou esta ferramenta gratuita que permite estimar o peso ideal para a sua festa.

 

Quais são as decorações mais comuns?

Esta é, talvez, uma da características do bolo ao qual o ser humano dá mais relevância: “é o meu aniversário e por isso vou querer, obviamente, o bolo mais bonito e inesquecível. Vou tirar fotos para pôr nas redes sociais e relembrar este momento sempre”. Ou então, “vou fazer uma surpresa a alguém especial e quero que esta pessoa se lembre para sempre deste bolo”.

E quais são as decorações que mais estão na moda? As originais e modernas como os famosos drip cakes, naked cakes ou bolos em forma de número.

Adicionalmente, a forma de bolo mais pedida é a redonda com 44% dos pedidos e em segundo lugar está o formato retangular com 35% dos pedidos.

A nível de extras decorativos, estes são um pouco lineares e tendenciosos – os apaixonados por cacau adicionam raspas de chocolate, os fãs da tradição adicionam amêndoa e os que gostam de coisas mais modernas macarons.

 

Quais são as massas e recheios mais procurados?

Este tópico é, sem dúvida, importante e talvez o que traz mais indecisões. Infelizmente neste caso, é importante agradar a gregos e a troianos. E ninguém gosta que, no seu aniversário, algum convidado não possa comer bolo por não gostar do sabor.

Por este motivo, talvez por nos fazer lembrar da nossa infância ou até porque é a mais segura (quase toda a gente gosta!), a massa mais pedida é o tradicional pão de ló que foi pedido em 39% das encomendas, seguindo-se da massa de chocolate com 20% das encomendas.

Diretamente ligado ao tópico anterior, o recheio do bolo é também muito importante. Como a massa de pão de ló é mais pedida, faz todo o sentido que o recheio mais pedido seja o doce de ovo com 38% das encomendas seguindo-se os recheios de chocolate e chantilly com 20% das encomenda, não fosse o chocolate a segunda massa mais pedida.

 

Quais são as combinações mais pedidas? Qual é o melhor sabor?

Não existem más combinações. Existem pessoas diferentes, com gostos diferentes.

Por incrível que pareça (alerta ironia!), a combinação mais pedida é a tradicional pão de ló com doce de ovo, como já era de esperar tendo em conta as curiosidades anteriores. É raro alguém não gostar, é tão clássico e tradicional que não há como um bolo com essa combinação desagradar os convidados. É sem dúvida uma aposta segura numa festa de aniversário.

Apesar da combinação mais pedida ser pão de ló com doce de ovo, nota-se também uma tendência crescente nas combinações mais modernas como por exemplo a massa de Red Velvet com Chantilly.

Por fim, para amantes de chocolate, é também frequentemente pedida massa de chocolate (ou até de brigadeiro) com recheio de chocolate, chantilly ou doce de leite.

 

Qual é o impacto da estação do ano? Quais são os sabores mais escolhidos no Verão vs Inverno?

Apesar de todas as preferências anteriormente referidas, os gostos das pessoas não parecem ser iguais durante todo o ano!  Tal como comer sopa quentinha no inverno e gelado no verão, os sabores dos bolos também são escolhidos de acordo com a temperatura:

  • No Verão, reinam as massas frescas, húmidas que podem ser combinadas com chantilly e fruta fresca como o ananás, os frutos vermelhos e o morango. Tanto o Red Velvet e a massa folhada têm picos de procuram no Verão, e com ambas se pode criar combinações bastante frescas e agradáveis
  • No Outono, com as temperaturas a descer, exigem-se massas um pouco mais densas e/ou aconchegantes. É neste altura que as massas de iogurte, amêndoa e pão de ló de destacam
  • O chocolate está particularmente associado ao Inverno e talvez seja por isso que esta massa tenha uma maior procura durante esta altura do ano
  • Tanto a massa de noz como o brigadeiro são mais procurados na Primavera

 

Qual é a idade mais festejada?

Em 31% dos aniversários, o aniversariante completa menos de 13 anos de idade. No entanto, e rufem os tambores, a idade mais festejada são os 30 anos. Esta é sem dúvida a idade mais festejada porque marca a entrada oficial no mundo dos adultos! Não é todos os dias que se faz trinta anos e é na chegada a esta idade que muitas pessoas tomam grandes decisões que irão influenciar toda a sua vida. É motivo para festejar; não somos nós que dizemos, está provado pelos livros de psicologia! 😉

 

E qual é o dia ideal para festejar?

Sábado é o dia com mais procura. Tal não é surpreendente,, por ser dia de descanso laboral e escolar para grande parte das pessoas. Neste dia, seguem mais 43% entregas de bolos de aniversário do que um dia normal!

 

Apesar de ser maioritariamente encomendado para festejar aniversários, bolo é sempre uma excelente ideia para partilhar com aqueles que são mais importantes. Este poderá ser um ótimo pretexto para convivo.  E se depois de ler este artigo ainda precisar de ajuda para escolher o seu bolo basta entrar em contacto connosco. A equipa do ChefPanda estará aqui para o ajudar! 😊

 

Estas curiosidades são parte de um estudo interno feita pela equipa do ChefPanda. Tem por base apenas dados de encomendas realizadas em chefpanda.pt.

 

Meios de pagamento

Livro de reclamação
livro
Redes Sociais