Cartões de Condolências

Condolências

Não há dor maior do que a dor de perder alguém que se gosta. Apesar de ser algo natural, quando perdemos alguém somos sempre arrebatados por uma dor e tristeza inigualável. Mesmo que não houvesse proximidade, é impossível não sentir empatia por quem perdeu alguém e sentir necessidade de desejar condolências.

Oferecer flores apazigua a dor e transmite sensações positivas a quem perdeu alguém. Se acompanhado com um cartão com as palavras certas, poderá em muito fazer sentir melhor os enlutados, uma vez que se sentirão acarinhados.

Para escrever um cartão de condolências é essencial ter em consideração alguns fatores: o grau proximidade com a pessoa que faleceu e as palavras a utilizar são alguns dos mais importantes. Explicaremos com calma mais à frente.

Quando alguém parte prematuramente, uma de nossas maiores necessidades é a de enviar ou transmitir condolências para, de certa forma, poder confortar um pouco aqueles que perderam um ente querido.

Enviar flores com uma mensagem é também uma forma de homenagear aqueles que partiram cedo demais. Isso dá-nos um pouco de alívio permite-nos passar essa consolação para o outro que perdeu alguém.

Expressar condolências durante o luto de alguém é uma forma de dar amparo e encorajamento à família enlutada, pois todo o sofrimento se torna mais suportável quando alguém nos dá amor, carinho e solidariedade.

Palavras de apreço e companheirismo podem auxiliar-nos a evitar que nos sintamos sozinhos e sem esperança quando estamos em sofrimento.

Costumamos fazê-lo enviando flores aos enlutados, mas nunca pensámos no porquê de o fazer dessa forma.
Em primeiro lugar, porque flores transmitem afeto e apreço, mas também porque transmitem e desencadeiam respostas positivas no cérebro que são uma excelente maneira de auxiliar e trazer consolação às famílias enlutadas.
Vários estudos sociais provaram que as flores são eficazes no alívio da dor psicológica, tristeza e stress.
Não é por casualidade que têm surgido ultimamente tratamentos alternativos que dão especial atenção à fragrância e à cor.
Aromas e cores são altamente terapêuticos e podem fazer com que o cérebro responda, na maioria das vezes de forma positiva, mas dependendo da cor e do aroma em questão, a resposta pode variar.
Hoje, a eficácia da cromoterapia e da aromaterapia nas emoções humanas já está mais que comprovada.

Perder alguém é tão doloroso que só queremos confortar os enlutados.

Ainda que cada um lide com os infortúnios da vida de um modo diferente e, lamentavelmente, não exista uma fórmula mágica que nos tire a dor de repente, sabemos que dar flores em um funeral pode ajudar de alguma forma a apoiar aqueles que estão a passar pelo luto.

Expressar condolências pode realmente proporcionar algum conforto e apoio emocional àqueles que perderam um ente querido, porém, é necessário ter muito cuidado com o que se diz, pois o intuito é fazer com que a família do falecido se sinta compreendida e acolhida. Escrever as palavras erradas pode ter o efeito contrário.

Redigir uma frase ou texto de condolências não é assim tão fácil. Ainda que na maioria das vezes o ideal seja somente dizer o que pensamos, a realidade é que, na maioria das vezes, não sabemos realmente o que dizer num momento tão delicado.

Para que os familiares dos falecidos se sintam verdadeiramente acarinhados, precisamos de estar muito atentos à situação, redobrar nosso cuidado e gentileza, de forma a fazer com que aqueles que recebem a mensagem sintam que estamos a ofertar  as nossas mais sinceras condolências.

Este momento é tão frágil que devemos manifestar nossos sentimentos da maneira mais sincera e autêntica, pois sabemos que cada situação é única, assim como cada pessoa.

Não existe uma forma definida de escrever uma carta de condolências. Há apenas uma exigência: transmitir compaixão e empatia.

Pode apenas assinar o cartão que acompanha as flores para mostrar ao destinatário que estará lá para atender a qualquer questão que necessite.

No entanto, podemos sempre dizer um pouco mais.

Deixamos aqui algumas ideias de frases para o orientar na redação da mensagem ideal.

Pode começar por cumprimentar o enlutado e depois terminar a frase com uma expressão de amor, como por exemplo:

• “Caro [nome do parente do falecido], gostaria de expressar as minhas sinceras condolências pelo falecimento de [nome do falecido].”

De seguida, pode disponibilizar-se para oferecer apoio em algo que a família enlutada precisar. Algo assim:

• “Avisa-me se precisares que eu faça alguma coisa para te ajudar. Estou aqui para ti!”

ou,

 • “Quero que saibas que estou aqui para te ouvir e até ajudar no que for preciso. A tua dor também é minha.”

Pode concluir a mensagem por aqui, no entanto, pode também aproveitar para dar um pouco mais de ternura e amor às pessoas enlutadas lembrando-as dos momentos especiais e características únicas daquele que faleceu:

• “Vou sempre lembrar os momentos felizes que passámos com [nome do falecido]. A sua honestidade e boa disposição sempre serão lembradas.”

ou,

 • “Lamento profundamente o falecimento de [Nome do falecido]. Será sempre lembrado pela sua boa disposição, solidariedade e empatia”.

No final, poderá desejar que aqueles que perderam entes queridos encontrem paz, consolo e superem essa adversidade. Este desejo certamente confortará seus corações:

• “Espero que encontres paz e consolo neste momento de profunda tristeza, e que as boas lembranças que [nome do falecido] nos deixou possam trazer algum conforto à tua alma.”

ou,

 • “Que estas flores aliviem a tua dor e tragam paz ao teu coração. Estou aqui para te apoiar neste processo de recuperação. “

Pêsames ou condolências?

Muitos se questionam sobre a diferença entre ambos e, a verdade é que, quase não existe.

Condolências são uma expressão de pesar ou dor pelo falecimento de alguém ou por algum infortúnio.

Pêsames que vem de “pesar” mais “me” , significa expressão de pesar pelo falecimento de alguém ou por algum infortúnio.

Conclui-se assim que ambas as palavras são sinónimos. A diferença é a origem: condolências deriva da palavra dor, pêsames da palavra pesar.

Apesar da morte ser algo natural, é comum não sabermos bem o que dizer nestes momentos. Queremos transmitir o máximo apoio possível, mas é preciso escolher muito bem as palavras.

Deixamos abaixo algumas ideias que poderá utilizar quando se trata de escrever um cartão de condolências a um amigo ou um cartão de condolências à família que perdeu um entequerido.

Condolências a um amigo

  1. Nossos Pêsames, [NOME DA PESSOA FALECIDA].[ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  2. Obrigado por fazer parte das nossas vidas. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  3. Com eterna saudade, [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  4. Com carinho e saudade [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  5. Eternas saudades! Descanse em paz! [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  6. Que descanses em paz, vais fazer falta [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  7. Da [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]. Com carinho
  8. Será lembrado com saudades para sempre [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  9. Eterna Saudade. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  10. Vou guardá-la para sempre no meu coração! E os momentos que partilhámos…Descanse em paz, [NOME DE QUEM FALECEU]!
  11. Obrigado [PESSOA QUE FALECEU]. Desejamos que descanses em paz. Amamos-te para sempre! [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  12. Até sempre Querido [PESSOA QUE FALECEU]. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]. Fica em Paz!
  13. Deixas-te uma memória de companheirismo e de boa disposição naqueles que se cruzaram contigo, obrigado [PESSOA QUE FALECEU]. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  14. [NOME DA PESSOA QUE FALECEU] viverás sempre nos nossos corações. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  15. Mais uma estrela no Céu. Sentido último adeus. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  16. Eterna saudade dos [GRAU DE PARENTESCO]
  17. Dos amigos de sempre [IDENTIFICAÇÃO DOS AMIGOS] com eterna gratidão, saudade e carinho
  18. Para ti meu [PESSOA QUE FALECEU] descansa em paz. Amo-te muito e nunca te esquecerei. [IDENTIFICAÇÃO DE QUEM ENVIA]

Condolências a família

  1. Nossos pensamentos estão convosco. Que Deus Pai conforte vossos corações e a receba nos Seus braços. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  2. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA] Juntam-se à vossa dor e enviam-vos os mais sinceros pêsames e muita força.
  3. À falta de palavras ficam estas flores, para que saibam que estamos aqui para o que precisarem. Gostamos muito de vocês. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  4. Os nossos mais sentidos pêsames. Com muito carinho [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  5. Sinto-me honrada por ter conhecido a [PESSOA QUE FALECEU]. É uma perda enorme. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  6. Lamentamos muito pela sua perda, aceite nossos pêsames e todo o nosso apoio. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA].
  7. Mais uma estrelinha no céu para vos guiar. Os maiores Sentimentos. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  8. Sentidos pêsames a toda a família. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  9. [PESSOA A QUEM SE ENDEREÇAM AS FLORES], nossos sentidos sentimentos pela perda de [PESSOA QUE FALECEU]. Com votos de muita força alicerçada em amor. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  10. Com amizade, sinceros sentimentos [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  11. Dos colegas e amigos [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]um abraço sentido.
  12. Sinceros sentimentos dos amigos [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  13. Dos teus amigos que estarão sempre contigo. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  14. Sentimos muito [PESSOA A QUEM SE ENDEREÇAM AS FLORES]. Um grande abraço [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  15. Eternamente ♡ Os nossos mais sinceros sentimentos. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  16. Os nossos mais sinceros sentimentos. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  17. Os colegas da [NOME DA EMPRESA] apresentam as mais sentidas condolências [PESSOA A QUEM SE ENDEREÇAM AS FLORES] E família. Muita força nesta momento de dor.
  18. A [NOME DA EMPRESA] representada pelos seus sócios e colaboradores deseja as sentidas condolências à família da [PESSOA QUE FALECEU].
  19. Mais uma estrela no Céu.  Eterna saudade. [ASSINATURA DE QUEM ENVIA]
  20. É complicado encontrar as palavras certas num momento difícil como este.. Mas toda a equipa da [ NOME DA EMPRESA] espera que encontres;
  21. As condolências de [IDENTIFICAÇÃO DE QUEM ENVIA]
  22. Um grande beijinho de força! De [IDENTIFICAÇÃO DE QUEM ENVIA]

Esperamos neste artigo ter ajudado a encontrar as palavras certas para dizer num momento muito delicado da vida.

Alguma questão, não hesite em entrar em contacto com a equipa ChefPanda, teremos todo o gosto em ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ChefPanda noutras línguas

(English: Flower Delivery in Portugal – our expertise)

Meios de pagamento

Siga-nos

Facebook Icone Icon          Instagram Icone Icon 1         Contacte-nos via WhatsApp

Entrega de flores: principais cidades por distrito
Lisboa Porto Setúbal Outros
Lisboa Porto Almada Faro
Sintra Vila Nova de Gaia Seixal Braga
Cascais Matosinhos Setúbal Coimbra
Amadora Gondomar Barreiro Leiria

 

© ChefPanda 2024

Custo de entrega
Taxa de entrega a partir de 2,90€. A taxa de entrega varia consoante a morada de entrega, o peso e volume da encomenda, o tempo de antecedência da encomenda e a procura para determinada data de entrega.

Recolha de encomenda/pickup point
É possível recolher a sua encomenda em Telheiras, Lisboa. Para tal, escolha a opção de recolha na última página (checkout). Saiba mais aqui.

Campanhas da semana

Oferta de um doce para encomendas acima de 50€ e, pelo menos, dois produtos no carrinho.

Oferta de muffins para encomendas acima de 90€ e, pelo menos, cinco produtos no carrinho.

Estas ofertas são cumulativas.

Contactos

Para encomendar via telefone: 21 049 6943 (chamada para a rede fixa nacional)

Para parcerias, questões sobre encomendas existentes:

Indique o código postal e data de entrega:

Código postal:

Data:

Saltar este passo