Bolo de Iogurte Fofinho
O bolo de Iogurte é talvez dos bolos mais comuns e simples de se fazer.
Não há casa de família que não tenha feito pelo menos uma vez um bolo de iogurte. Apesar de confecionado com ingredientes simples, para garantir um resultado satisfatório e uma massa fofinha e húmida, é necessária técnica.
A combinação dos ingredientes não pode ser feita de qualquer forma e exige cuidado, pois apesar de ser simples o destaque deste bolo está na sua textura húmida, macia e no sabor que deve ser suave e reconfortante, algo que só se consegue se for confecionado com cuidado e amor. Para isso, este não pode ser de todo confecionado de qualquer forma.
O bolo de iogurte é sem dúvida uma homenagem à simplicidade e à família. Por ter uma enorme versatilidade que permite que seja saboreado a qualquer hora do dia, as origens do mesmo remetem a qualquer cozinha caseira onde as nossas mães e avós misturavam os ingredientes com mais qualidade ao iogurte e confecionavam o bolo que todos amávamos comer, principalmente acabadinho de sair do forno.
O melhor bolo de Iogurte
Como o tempo, a sua comercialização começou a ser comum e hoje já se encontra facilmente à venda em qualquer estabelecimento comercial: como por exemplo, o ChefPanda.
O aroma do bolo recém-cozinhado que enche a casa toda de um cheiro delicioso , a crosta crocante e dourada com a massa fofinha e húmida no interior, fazem deste bolo uma das melhores opções para um lanche caseiro ou até para massa de bolo de aniversário.
Os ovos fornecem estrutura à massa enquanto o iogurte adiciona humidade. Depois disso, a magia acontece no forno, tornando toda a sensação de degustar o bolo uma explosão de prazer.
É comum adicionar aroma de baunilha ou toques de limão a esta massa, mas as adaptações mais recentes são o acréscimo de frutas frescas ou secas à massa.
A pastelaria/confeitaria é todo um mundo que permite dar asas à imaginação e explorar sabores e texturas.
Por exemplo, se adicionar nozes crocantes, ou amêndoas o seu bolo terá uma determinada textura e sabor, mas se adicionar algum tipo de fruta fresca o sabor e a textura já mudará totalmente.
Cada adaptação da receita transforma o bolo em algo totalmente diferente e único. Se trocar o óleo pelo azeite, por exemplo, a textura já mudará tornando-se mais húmida, mas também mais pesada e o aroma com certeza será diferente.
Outras adaptações que poderá fazer é brincar com o sabor dos iogurtes: se utilizar um iogurte de limão, por exemplo, adicionará um toque cítrico ao seu bolo. Se por outro lado adicionar um iogurte de banana ou baunilha, o sabor será mais suave.
Bolo de Iogurte Fofo
Poderá também brincar com as coberturas: adicionando creme de queijo, calda de fruta, creme de chocolate e poderá transformar o seu bolo de iogurte em qualquer adaptação que lhe faça sentido para celebrar o que pretender celebrar no momento, seja um chá casual de tarde, um lanche, pequeno almoço ou até aniversário. Dê asas à imaginação e explore a sua mente criativa!
Confessamos que um dos nossos bolos favoritos é mesmo o de iogurte, dada a sua versatilidade e por isso, vamos partilhar a receita deliciosa dos nossos chefs!
A medida utilizada para esta receita é sempre a medida do copo de iogurte e esse é o grande truque para a harmonia da massa.
Receita Bolo de Iogurte Húmido e Fofo
Os ingredientes são:
– 1 iogurte;
– 4 ovos;
– 3 copos de iogurte de açúcar;
– 1 copo de óleo;
– 3 copos de iogurte de farinha de trigo;
– 1 colher de chá de fermento.
Preparados os ingredientes, passaremos à confeção da massa:
Comece por ligar o forno e pré aquecê-lo a 180ºC.
Numa taça, coloque os ovos, o iogurte, o açúcar e o óleo. Vá adicionando a farinha (quando peneirada o bolo fica com uma textura mais leve) e o fermento. Misture bem todos os ingredientes até ter uma textura uniforme.
Unte a forma a utilizar com manteiga e polvilhe-a com farinha. Coloque a massa na forma e leve-a ao forno por 40 minutos (ou até o bolo estar bem cozido).
Para saber se o bolo está bem cozido, poderá utilizar o método do palito em que que espeta um palito no bolo para conseguir ver a textura do mesmo, pode desligar o forno quando a textura estiver boa para si, considerando que este não pode ficar nem muito cozido nem pouco cozido.
Se pretender explorar a sua criatividade e adicionar ingredientes, poderá fazê-lo depois da massa base já estar uniforme e pronta. Poderá adicionar pedaços de fruta por exemplo, nozes, amêndoas, cajus ou até pepitas de chocolate. Tendo sempre em consideração que estes ingredientes irão alterar a textura e sabor original do bolo.
Se pretender cobertura, poderá também aqui explorar a sua criatividade. Poderá adicionar uma cobertura de chocolate, chantilly ou até um fantástico doce de ovo, por exemplo. O mesmo é valido para o recheio.
Poderá também deixar o seu bolo apenas simples e com certeza também ficará fantástico.
Dê asas à sua imaginação e faça bom proveito! 😊
Deixe um comentário