Bolo de Chocolate Húmido
Bem mais do que uma sobremesa, o bolo conquistou corações ao redor do mundo de tal forma que se tornou sinónimo de convívio e festa. São sem dúvida o bolo é muito mais que uma sobremesa. É quase um essencial da culinária, isto porque têm uma versatilidade que quase mais nenhum alimento tem.
Vai fazer aniversário? É necessário um bolo. Vai organizar um piquenique? É preciso fazer um bolo. Lanche em sua casa? Precisa de bolo. Lanche na casa de amigos? Precisa de levar um bolo.
Bolo é tão, mas tão versátil que inclusive já tem versões salgadas, como é o exemplo da bola de carne.
Mas como surgiu a ideia do bolo? Como surgiu a ideia dos bolos caseiros que variam de acordo com a situação, a cultura e a festividade?
Foi a pensar nessas questões que lançamos o quadro de blog “Na Cozinha com o ChefPanda”, que semanalmente trará para si as melhores receitas de bolos dos nossos Chefs. Está preparado? Continue connosco.
História e origem dos bolos
Antes de mais, é necessário perceber qual a origem e a história deste clássico da Gastronomia.
“Espelho meu, espelho meu. Haverá bolo mais delicioso que o meu?” – Dizia a velha bruxa enquanto pegava no seu smartphone (porque as bolas de cristal já começaram a cair em desuso) e procurava por: o melhor bolo do mundo.
Estamos a brincar!! 😀
Este capítulo é sobre a história dos bolos, mas não uma história assim. Na verdade é uma história bem mais interessante. Já ouve uma altura em que os bolos eram quase como bolachas doces gigantes…
A origem dos bolos é tão antiga que não se sabe ao certo de quando será, no entanto, os primeiros registos remontam ao tempo do Antigo Egipto em que mel e frutas eram amassados em conjunto com grãos de cereais que eram misturados e moldados em forma de disco e assados em fornos de lenha muito primitivos.
Até à data, não existia açúcar e por isso o mel era um ingrediente essencial para a confeção deste doce.
Foi apenas na Idade Média que o bolo, tal como o confecionamos hoje, começou a surgir quando chegou à Europa a farinha refinada e o açúcar de cana. Mais tarde com a utilização do fermento na confeção de bolos, os bolos começaram a ficar com uma textura mais fofa e leve.
O bolo e a cultura
O bolo tornou-se assim uma parte muito importante da cultura e das sociedades pois não era acessível a todos. Como só se podia fazer bolo de vez em quando, este começou a ser utilizado para marcar festividades e celebrações, como aniversários, o Natal, a Páscoa. Era utilizado para marcar momentos e uma das partes mais importantes do momento a celebrar.
Em Portugal, por exemplo, além dos bolos de aniversário o bolo rei tornou-se uma tradição de Natal, tal como o Ninho se tornou uma tradição de Páscoa.
Em Itália, por sua vez, o Panettone faz parte da tradição de Natal.
No México, por outro lado, o Pastel de Tres Leches, com um sabor bem intenso e textura húmida é o mais apreciado pela maioria.
O Angel Cake é tradição nos Estados Unidos, principalmente se for devorado com frutas e geleia.
O Strudel Alemão confecionado com massa folhada e frutas também já se tornou um clássico, tal como não se pode falar da Áustria sem referir a famosa torta Sacher.
Já na Escócia o delicioso Whisky Dundee faz tanto sucesso como o Barfi na India.
A verdade é que o bolo já se tornou parte fundamental da cultura de um país, levando inclusive ao aparecimento de concursos internacionais que tentam descobrir o melhor bolo ao redor do mundo.
Seja qual for a circunstância, aniversário, batizados, crismas, e casamentos, todos são marcados pelo tão esperado bolo. Nos casamentos principalmente, o bolo é confecionado, decorado e servido com pompa e circunstância de forma a simbolizar um casamento rico. O bolo de casamento significa união e doçura na vida a dois, tornando-se uma parte muito importante da cerimónia.
Bolo de Chocolate Fofinho
Não escolhemos esta receita para estrear o nosso novo quadro do blog por acaso. Escolhemo-la porque é absolutamente deliciosa e aprovada por nós!
Esta receita de Bolo de Chocolate já é do tempo dos nossos avós e ainda assim não sai de moda. Para quem gosta de chocolate este bolo é perfeito porque fica fofinho, húmido e absolutamente delicioso!
Este bolo é de dificuldade bastante fácil, leva cerca de 40 minutos a ser feito e rende até 10 porções! Prontos para continuar?
Tomem nota dos ingredientes para confecionar o melhor bolo de chocolate:
- 2 Chávenas de farinha (de preferência já com fermento);
- 1 Chávena de chocolate em pó;
- 1 Chávena de açúcar;
- Meia chávena de óleo;
- 1 chávena de água morna;
- 2 ovos grandes;
- 1 colher de sopa de fermento em pó (para que o bolo fique ainda mais fofo).
Preparação
Comece por pré-aquecer o forno a 180º. Enquanto o forno aquece, misture a farinha, o chocolate e o açúcar numa taça.
Após misturados, adicione lentamente o óleo e comece a envolver os ingredientes que já estavam na taça. Após isto, adicione a água e os ovos e mexa muito bem até a massa ficar muito bem homogénea (o que deverá acontecer mais ou menos 5 minutos depois). Acrescente o fermento em pó e bata novamente a massa por mais 30 segundos.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa do bolo para a forma e leve a assar por 40 a 50 minutos, o que irá depender da potência do seu forno.
E pronto! Temos um bolo super fofo e delicioso.
Podíamos ficar-nos por aqui, mas a verdade é que a equipa do ChefPanda é demasiado gulosa para um bolo simples, por mais delicioso que seja. Por isso, decidimos acrescentar a esta receita uma maravilhosa cobertura, que poderá inclusive utilizar como recheio se pretender o seu bolo recheado.
Para o recheio os ingredientes são:
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 4 colheres de sopa de leite;
- 1 lata de leite condensado;
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó (poderá neste passo colocar o chocolate de sua preferência e mais ou menos chocolate de acordo com o seu gosto pessoal).
Para preparar a cobertura começamos por levar ao fogão, em lume brando, um tacho com a margarina, o chocolate em pó e o leite. Vamos mexendo até a textura ficar totalmente uniformizada e quando começar a levantar fervura adicione o leite condensado e mexa bem.
Quando estiver do seu agrado desligue o fogão e deixe arrefecer. Quando estiver morno é o momento ideal para cobrir o seu bolo.
E está! Desta forma terá um bolo delicioso e húmido ótimo para receber alguém na sua casa para um lanchinho.
Cozinhar dá muito trabalho? Sim dá! Mas para isso o ChefPanda está cá. Veja aqui todos os bolos de chocolate que poderá adquirir na nossa loja online.
Vai experimentar a nossa receita? Conte-nos tudo abaixo!
Deixe uma resposta