Quem Somos

A história por detrás de ChefPanda

Foi numa viagem na longínqua Índia que surgiu a ideia que viria a dar origem ao ChefPanda. Conheci um intrigante homem em Varanasi, a cidade sagrada da religião Hindu. Chamava-se Avigyan, nunca saiu da sua cidade natal e não sabia o que era a Internet. Nada de espantoso, porque Varanasi é das cidades mais antigas do Mundo; se retirássemos a eletricidade, as motas e o wi-fi, andaríamos para trás 2000 anos no tempo.

Varanasi, ao início da manhã


Avigyan aparentava ser idoso e saudável. A minha curiosidade levou-me a perguntar qual era a sua idade (eu sei, que falta de educação). E ele respondeu-me com uma enorme calma, “I´m just 89” (em português, tenho apenas 89 anos!).


Fiquei muito surpreendido porque este senhor aparentava ter, no máximo, 60 anos:


Avigyan, próximo do Rio Ganges


Devido à sua intrigante resposta, tomei a liberdade de lhe perguntar, “what´s your secret?” (traduzindo, “qual é o seu segredo?”). A resposta foi ainda mais inesperada:

“Well, I just cook roti with chia seeds, every single day” (bem, eu apenas cozinho roti [um típico pão indiano] com sementes de chia todos os dias).

Na altura fiquei confuso; não entendi porque Roti com sementes de chia permitiria manter uma vida longa e saudável, ainda para mais nas parcas condições de higiene que as gentes de Varanasi têm.

Quando regressei a Portugal, a minha curiosidade pelas sementes de chia e seus benefícios levaram-me a investigar um pouco mais e comecei a perceber o verdadeiro poder da chia:

  • As sementes de chia contêm ómega 3, que diminui a probabilidade do aparecimento de doenças cardiovasculares, porque regula a pressão dos vasos sanguíneos e reduz a formação de coágulos sanguíneos.
  • As sementes de chia possuem também fibras que são uma excelente ajuda na prevenção da diabetes tipo 2. Isto é especialmente importante para cidadãos indianos porque na Índia come-se muito hidratos de carbono não integrais, nomeadeamente arroz branco.
  • As sementes de chia contêm a vitamina B2, que é ótima para a saúde das unhas, pele e cabelos.
  • Estas sementes possuem vitamina A que reduz o aparecimento de acne e atrasa a desidratação da pele.
  • As sementes de chia são uma excelente ajuda se pretender perder algum peso, porque aumentam o nosso grau de saciedade (todavia, este não era um grande problema para Avigyan).

Quando regressei a Portugal, uma dúvida permanecia na minha cabeça: como seria a vida dos portugueses, se estes soubessem do poder da chia? Será que a esperança média de vida aumentaria ainda mais?

Daí surgiu ChefPanda: a loja online que dá a conhecer vários produtos que melhoram a saúde e estilo de vida da sua família! Para além da chia, poderá encontrar na nossa loja sementes de cânhamo, bagas de goji, spirulina, entre outros produtos.

Em suma, a nossa missão é simples: dar a conhecer produtos saudáveis, que não nos tiram o prazer de comer!